REGENERAÇÃO NATURAL E

COLOCAÇÃO DE ABRIGOS PARA AVES E MORCEGOS

Na zona de montado da exploração, caracterizado pelo habitat "Montados de Quercus spp. de folha perene" (6310), pretende-se reforçar a regeneração natural do sobreiro que existe em consociação com a pastagem de gado bovino e equestre com baixa densidade de encabeçamento. De acordo com o plano setorial da Rede Natura 2002, estes espaços, prestam múltiplos serviços do ecossistema, tais como: Produção de cortiça; Retenção do solo; Regulação do ciclo da água; Refúgio de biodiversidade; Produção de alimento (consumo animal e humano); Informação estética, Informação espiritual e histórica; Educação e ciência.

As áreas de montado, tem vindo a ser afetadas por mortalidade das árvores, por decrepitude ou disrupção funcional do ecossistema. Outras, no entanto, apresentam um bom estado sanitário, persistindo, todavia, a ausência de possibilidade de regeneração das árvores como o maior problema.

A intervenção nesses locais será para promover a regeneração natural, colocando protetores metálicos (cactus) em torno dos melhores exemplares. Pretende-se ainda colocar caixas de abrigo para aves e morcegos em algumas das árvores adultas, por forma, a potenciar a presença de algumas das espécies existentes na Zona de Proteção Especial.

WhatsApp Image 2020-04-27 at 13.54.02 (3
Valado%20_01_edited.jpg
Corredor Ecológico
Orla Multifuncional
Refugio%20aves_edited.jpg
Regeneração Natural
e
Abrigos para Aves e Morcegos
Percurso%20Interpretativo_edited.jpg
Percurso
Interpretativo