top of page

Criação Valado (Corredor Ecológico)


Numa primeira instância o terreno foi limpo (através de gradagem) com o intuito de eliminar uma parte da vegetação espontânea e melhorar as condições de fertilidade aquando da instalação das novas espécies arbóreas e arbustivas. Numa segunda instância, ocorreu a plantação mediante a aplicação de duas grelhas de plantação duplas, onde foram intercaladas plantas herbáceas/arbustivas e plantas com porte arbóreo/arbustivo, desenvolvendo o corredor ecológico.


A plantação foi feita com recurso a serviços especializados (Arquiplant - https://arquiplant.pt/), e foram utilizadas plantas autóctones provenientes de viveiro, em covas de tamanho 4 vezes superior ao torrão da planta, sendo o compasso entre plantas de aproximadamente 3 metros ao longo da largura do corredor. O terreno de enchimento foi misturado com terra e adubo seguindo-se a colocação de um tutor. Algumas das espécies instaladas tiveram como objetivo a redução da evapotranspiração das culturas agrícolas adjacentes, reduzindo a necessidade de água das culturas.



Foi colocado um sistema de rega, gota-a-gota, com base num furo existente na exploração, o qual foi expandido para a zona do corredor ecológico. O tubo de rega foi expandido ao longo de uma cerca pré-existente, de forma a minimizar o impacto ambiental e a reduzir os custos de instalação. Esta operação foi vital para assegurar a sobrevivência das plantas no período estival, e evitar a rega com autotanque. O sistema tem um temporizador para automatizar o horário de rega.





Capa_00_edited.png
Estruturas de Foco Ecológico (EFA)
CONSULAI_quantificacao.jpg
Quantificação dos Serviços dos Ecossistemas (Modelo SIG)
POlinizadores_edited.jpg
Biodiversidade de
Polinizadores
Continuação - Ciclo de Nutrientes.png
Manutenção dos Ciclos de Nutrientes e de Carbono no Solo
Valado%20_01_edited.jpg
Corredor Ecológico
Pasto%20para%20polinizadores_edited.jpg
Orla Multifuncional
Refugio%20aves_edited.jpg
Regeneração Natural
e
Abrigos para Aves e Morcegos
Percurso%20Interpretativo_edited.jpg
Percurso
Interpretativo
bottom of page