top of page

Colocação de Abrigos para Aves e Morcegos



Com o intuito de aumentar e melhor as condições das populações da avifauna e dos morcegos na exploração foram instaladas 60 caixas abrigos - 30 caixas para aves e 30 caixas para os morcegos.


Relativamente aos abrigos para as aves, foram implementados (segundo os pressupostos pelo ICNF) dois modelos de caixas, um modelo com um orifício de entrada redondo (próprio para os chapins) e outro modelo com um orifício de entrada retangular (mais adaptados para os turdídeos - como melros ou tordos). No caso dos abrigos para os morcegos, as caixas utilizadas foram desenvolvidas e estão a ser implementadas pela EDIA na região do Alqueva. Estes abrigos são uma variação das caixas pressupostas pelo ICNF, sendo que a alteração mais visível é a inclusão de um pequeno poleiro (situado na parte inferior da caixa) que nos permite monitorizar a sua ocupação.

A ocupação destas caixas irá permitir uma melhor gestão face às potenciais pragas existentes nas culturas, visto que se tratam de espécies insectívoras e que se alimentam das pragas. Realça-se que todas as caixas estão georreferenciadas para que a sua monitorização, manutenção e limpeza seja facilitada e eficaz.


Capa_00_edited.png
Estruturas de Foco Ecológico (EFA)
CONSULAI_quantificacao.jpg
Quantificação dos Serviços dos Ecossistemas (Modelo SIG)
POlinizadores_edited.jpg
Biodiversidade de
Polinizadores
Continuação - Ciclo de Nutrientes.png
Manutenção dos Ciclos de Nutrientes e de Carbono no Solo
Valado%20_01_edited.jpg
Corredor Ecológico
Pasto%20para%20polinizadores_edited.jpg
Orla Multifuncional
Refugio%20aves_edited.jpg
Regeneração Natural
e
Abrigos para Aves e Morcegos
Percurso%20Interpretativo_edited.jpg
Percurso
Interpretativo
bottom of page