1º Dia de Campo – BPA.Eco | Segunda Via



No passado dia 8 de julho os membros do projeto BPA.Eco (ANPOC, COTR, Fenareg e IPBeja) e os membros do projeto Segunda Via (Pereira Palha Agricultura e CONSULAI) e a DGADR, organizaram em conjunto o seu primeiro dia de campo.


Esta iniciativa, inserida nos Itinerário Técnicos da Rede Rural Nacional sob o tema da intensificação sustentável, reuniu agricultores, técnicos, administração central e regional, assim como diversas empresas e associações do setor.


O anfitrião José Palha, iniciou os trabalhos abordando a importância da sustentabilidade económica e ambiental na sua exploração, apresentado o projeto que se encontra a desenvolver com o apoio do Fundo Ambiental, Segunda Via – um projeto de intensificação ecológica que promove os serviços dos ecossistemas. Seguiu-se uma visita de campo aos locais onde estão a ser implementadas estas práticas de conservação e restauração de habitats, nomeadamente a faixa de polinizadores semeada junto a uma extrema de um pivot e o corredor ecológico plantado na zona do valado.



Para terminar o dia de campo, a Terrapro apresentou dados de mapeamento recolhidos na exploração, e Bruno Caldeira, da CONSULAI, apresentou a metodologia, os impactos das estruturas de foco ecológico e os resultados do projeto BPA.Eco.


APRESENTAÇÕES


Apresentação da exploração Monte de Santo Isidro


Exploracao_Monte_Santo_Isidro
.pdf
Download PDF • 18.48MB

Breve apresentação sobre o BPA.Eco

Apresentacao_BPAECO
.pdf
Download PDF • 3.60MB

Dados Recolhidos - Terrapro


Dados Recolhidos - TerraPro
.pdf
Download PDF • 1.83MB


Valado%20_01_edited.jpg
Corredor Ecológico
Pasto%20para%20polinizadores_edited.jpg
Orla Multifuncional
Refugio%20aves_edited.jpg
Regeneração Natural
e
Abrigos para Aves e Morcegos
Percurso%20Interpretativo_edited.jpg
Percurso
Interpretativo