No passado dia 8 de julho os membros do projeto BPA.Eco (ANPOC, COTR, Fenareg e IPBeja) e os membros do projeto Segunda Via (Pereira Palha Agricultura e CONSULAI) e a DGADR, organizaram em conjunto o seu primeiro dia de campo.
Esta iniciativa, inserida nos Itinerário Técnicos da Rede Rural Nacional sob o tema da intensificação sustentável, reuniu agricultores, técnicos, administração central e regional, assim como diversas empresas e associações do setor.
O anfitrião José Palha, iniciou os trabalhos abordando a importância da sustentabilidade económica e ambiental na sua exploração, apresentado o projeto que se encontra a desenvolver com o apoio do Fundo Ambiental, Segunda Via – um projeto de intensificação ecológica que promove os serviços dos ecossistemas. Seguiu-se uma visita de campo aos locais onde estão a ser implementadas estas práticas de conservação e restauração de habitats, nomeadamente a faixa de polinizadores semeada junto a uma extrema de um pivot e o corredor ecológico plantado na zona do valado.
Para terminar o dia de campo, a Terrapro apresentou dados de mapeamento recolhidos na exploração, e Bruno Caldeira, da CONSULAI, apresentou a metodologia, os impactos das estruturas de foco ecológico e os resultados do projeto BPA.Eco.
APRESENTAÇÕES
Apresentação da exploração Monte de Santo Isidro
Breve apresentação sobre o BPA.Eco
Dados Recolhidos - Terrapro
Commentaires